PROGRAMAÇÃO PARCIAL 35º CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS

Dentro do Minas Láctea, o CNL é o evento que engloba palestras técnicas, comunicados técnicos e debates em torno de um tema central. Conta também com apresentação de trabalhos científicos, desenvolvidos por pesquisadores da área de laticínios e afins, apresentando   resultados e inovações para o mercado.

PROGRAMAÇÃO PARCIAL 41ª SEMANA DO LATICINISTA

Já este é o momento do Minas Láctea responsável por difundir conhecimento na prática ofertando, durante o período do evento, cursos  sobre diversos temas em laticínios, executados por empresas e profissionais de destaque no setor. É uma ótima oportunidade para ampliar seus conhecimentos, trocar experiências e aumentar seu network.

Patrícia Blumer Zacarchenco
ITAL / APTA / SAA

Possui graduação em Engenharia de Alimentos, mestrado e doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é pesquisadora científica do Instituto de Tecnologia de Alimentos. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos atuando nos seguintes temas: leites fermentados, iogurtes, bebidas lácteas fermentadas, microbiologia, probióticos, queijos e sorvetes.

Powered by
Michael Mitsuo Saito
Chr. Hansen

Michael Mitsuo Saito é Técnico em Laticínios formado pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes. É graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora e pós-graduado em Estatística aplicada à indústria na mesma universidade. Foi professor de tecnologia de queijos na EPAMIG ILCT e atualmente é Gerente de Projetos e Aplicação America Latina na Chr Hansen. É membro Global do grupo de tendências tecnológicas de queijos de Pasta Filata e Continentais.

Powered by
Cristina Mosquim
ABIQ

Ex-professora do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFV. Mestrado e especialização em Leite e Derivados. Consultora de várias empresas do setor laticinista. Vários trabalhos e livros publicados. Especialista em assuntos regulatórios. Consultora da ABIQ, VIVA LACTEOS e Sindileite – SP. Participa de reuniões junto á FEPALE, Mercosul, Codex, Anvisa e MAPA nas discussões técnicas como especialista em leite e derivados.

Powered by
Lorildo Stock
Embrapa Gado de Leite

Engenheiro Agrônomo – UFSC (1980); Mestre em Economia Rural – UFV (1983); PhD Economia Rural – Oklahoma State University – EUA (2000).

ATUAÇÃO: Analista da EMBRAPA, desde 1990; Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestrado Profissional, desde 2009.

PESQUISA: Economia do mercado de lácteos; Eficiência, competitividade e custos de produção; e Coordena a rede International Farm Comparison Network – IFCN no Brasil, dede 2001.

Powered by
Juliana Campos Amorim
Tetra Pak

Juliana Campos Amorim é Engenheira Ambiental e Sanitarista pela Universidade Federal de Lavras; possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Organizações Sustentáveis, e é doutoranda em Bioenergia pela UNESP. Atua há 7 anos na área de Sustentabilidade e trabalha na Tetra Pak com economia circular, principalmente no desenvolvimento da cadeia de coleta seletiva e reciclagem de embalagens pós consumo.

Powered by
Taíla Veloso de Oliveira
UFV - Universidade Federal de Viçosa

Taíla Veloso de Oliveira é professora adjunta da Universidade Federal de Viçosa, onde é docente da disciplina de embalagens de alimentos ministrado na graduação e pós-graduação. Doutora e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2017, 2013). Pesquisadora na área de embalagens de alimentos, com foco em biopolímeros, bioativos naturais, filmes biodegradáveis, embalagens ativas e inteligentes.

Powered by
Fábio Scarcelli
ABIQ

Engenheiro Mecânico Industrial pela Faculdade de Engenharia Industrial – FEI; Sócio da Scarcelli & Cia –Laticínios Heloisa de 1978 a 2008; Sócio Fundador da ABIQ em 1988; Presidente da ABIQ de 1992 a 1996; de 2004 a 2008 e desde 2014 com mandato vigente; Presidente da FEPALE (Federação Panamericana de Leiteria) 1992 a 1996; Membro da Guilde Internationale des Fromagers -França/Brasil.

Powered by
Luiz Gustavo Ribeiro Pereira
Embrapa Gado de Leite

Médico Veterinário e Doutor em Ciência Animal pela UFMG, pós-doutorado na Universidade de Wisconsin-Madison, Estados Unidos. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq; Pesquisador da Embrapa Gado de Leite, atuante nas áreas de nutrição, pecuária de precisão e de gases de efeito estufa na pecuária.

Powered by
Cleidomar dos Reis Oliveira
Laticínio Scala

Técnico em segurança no trabalho com 11 anos de atuação na área;
Tecnólogo em Alimentos com extensão em Controle de qualidade e engenharia de produção e 7 anos de atuação na área de Qualidade;
Especialista em gestão ambiental com formação de Auditor interno ISO 14.001 e FSSC 22.000; e 6 anos de atuação na área de Meio Ambiente.

Powered by
Alisson Borges
Ingredion

Técnico em Laticínios pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes, Graduado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Lavras, Mestre em Ciência e Tecnologia de Leite e Derivados pela Universidade de Juiz de Fora e atualmente Doutorando em Ciência de Alimentos pela UNICAMP.
Atualmente Gerente Técnico na Ingredion América do Sul, tendo 13 anos de experiência na área de ingredientes com foco no mercado de lácteos.

Powered by
Izaque Rodrigo Silva
Macalé

Formação Acadêmica: Instituto de Laticínios Cândido Tostes da EPAMIG: Técnico em Leite e Derivados 2003 a 2006; Centro Universitário Uninter: Gestão Comercial 2014 a 2016. A principal Atividade Profissional: na Empresa Produtos Macalé – em Juiz de Fora – MG. Responsável pelo atendimento ao cliente nas regiões Sul de Minas, vertentes, parte da Zona da mata e Rio de Janeiro, promovendo e difundindo novas soluções para o mercado junto aos clientes por meio de testes e palestras.

Powered by
Marcelo Allemand Leitão
Arla Foods Ingredients

Técnico de laticínios, administrador de empresas e pós-graduando em gestão socioambiental. Possui experiência tanto em indústria quanto na área comercial. Trabalhou nas empresas Parmalat, Fonterra e Prozyn e, atualmente a exerce a função de gerente comercial na divisão foods da Arla Foods Ingredients no Brasil.

Powered by
Marina Correa Brito
Ajinomoto

Mestre em Ciência e Tecnologia do Leite e derivados pela UFJF/EPAMIG Instituto de Laticínios Cândido Tostes/Embrapa Gado Leite.
Bacharel em Química Industrial pela Universidade Federal de São Carlos.
Atua no time técnico de Food Ingredients da Ajinomoto, com ênfase na aplicação de enzimas e edulcorantes. Já atuou em Qualidade e Auditoria em empresas do ramo lácteo, desenvolveu Projetos na área Pesquisa e Desenvolvimento de laticínios com aplicação de enzimas. Atuou como supervisora e responsável técnica de qualidade e produção na Indústria de Lácteos.

Powered by
Carolina Carluci
Univar Solutions

Engenheira Química e Tecnóloga de Alimentos, com 10 anos de experiênciao em P&D e suporte técnico na aplicação de ingredientes, aditivos e enzimas para indústria de alimentos. Foco técnico nos segmentos de lácteos, plant based e proteína animal.

Powered by
Danilo José Pereira da Silva
Grupo G5S - Gestão Láctea

Engenheiro de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa-UFV. Mestre e Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa-UFV, com ênfase em Sistema de Gestão Ambiental na Agroindústria. Sócio diretor do Grupo G5S e das empresas Gestão Láctea Sistemas Ltda e G5S Projetos e Consultoria Ltda, atuando na área de Sistema de Gestão Ambiental há mais de 18 anos. Consultor credenciado do SEBRAE Nacional na área de Gestão Ambiental. Centenas de projetos de licenciamento, tratamento de resíduos e gestão ambiental implantados no setor da agroindústria. Dezenas de artigos publicados na área.

Powered by
Rômulo Manuli
Fermentech

Técnico em Laticínios formado no Instituto de Laticínios Cândido Tostes da EPAMIG no ano de 2003. É graduado em Administração e Mestre em Estatística Aplicada e Biometria pela Universidade Federal de Viçosa, onde trabalhou com análise multivariada. Na Fermentech, atua como Gestor de Contas Sênior nas regiões Sul e Zona da Mata mineira e também no estado do Rio de Janeiro.

Powered by
Taíla Veloso de Oliveira
UFV - Universidade Federal de Viçosa

Professora adjunta da Universidade Federal de Viçosa, onde é docente da disciplina de embalagens de alimentos ministrado na graduação e pós-graduação. Doutora e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2017, 2013). Pesquisadora na área de embalagens de alimentos, com foco em biopolímeros, bioativos naturais, filmes biodegradáveis, embalagens ativas e inteligentes.

Powered by
Erick Esmerino
UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), mestrado e doutorado em Alimentos e Nutrição pela UNICAMP e Pós-doutorado em Higiene Veterinária e Processamento de Alimentos de Origem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Professor Adjunto da UFRRJ, vice-coordenador no curso de graduação em Engenharia de Alimentos, além de Bolsista Produtividade do CNPq, Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ, e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia (PGCTA) no IFRJ e no Programa de Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal da Faculdade de Medicina Veterinária, na UFF. Reúne conhecimentos em Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Análise Sensorial de Alimentos e Bebidas, Estudos de Consumidor, Tecnologia de Leite e Derivados, e uso de Tecnologias Emergentes aplicadas ao desenvolvimento e avaliação de produtos lácteos funcionais. Experiência com metodologias qualitativas, discriminativas, descritivas e afetivas tradicionais, assim como métodos sensoriais rápidos, emergentes e dinâmicos de caracterização sensorial. Atua ainda como Secretário da Regional do Rio de Janeiro e tesoureiro da Sociedade Brasileira de Ciência de Tecnologia de Alimentos (sbCTA) no biênio 2021-2022.

Powered by
Fernanda Dulço
Láctea Brasil

Mentora e consultora técnica na área de rotulagem de alimentos embalados e para os programas de qualidade e segurança dos alimentos. Realiza elaboração, desenvolvimento e aprovação de rotulagens. Atua com elaboração, desenvolvimento, treinamentos, auditorias internas e implementação dos programas de qualidade e segurança dos alimentos, bem como as certificações. Possui mais de 17 anos de experiência profissional, tendo trabalhado como gerente de sistemas de qualidade em empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Possui graduação em administração de empresas e técnico em laticínios. É auditora interna na norma FSSC 22000, auditora líder na norma ISO 22000 e Personal and professional coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching.

Powered by
Daniel Bomtempo
Macalé

Técnico em laticínios pela EPAMIG ILCT – 1985/1987 ; 23 anos de trabalho na Indústria; Curso de especialização em queijos especiais na Suíça, pelo Institute Agrícole de Grangeneuve, 1991; professor de Tecnologia especial no ILCT em 1994/1995; Consultor técnico da Macalé há mais de 10 anos.

Powered by
Liliane Menezes
IMA

Graduação em Medicina Veterinária pela UFMG (1993), especialização (2003) e mestrado (2004) em Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal da Escola de Veterinária da UFMG, doutorado em Ciência Animal pelo Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Escola de Veterinária/UFMG (2013). Fiscal Agropecuária do Instituto Mineiro de Agropecuária desde 1996, supervisora do Laboratório de Segurança Microbiológica em Alimentos (LSMA) sendo responsável pelas análises microbiológicas dos produtos de origem animal fiscalizados e inspecionados no Estado de Minas Gerais. Coordenadora e responsável pelo credenciamento de laboratórios particulares junto ao IMA.
Desenvolve, acompanha e coordena trabalhos de pesquisa em parceria com diversas instituições de ensino e pesquisa. Responsável pela elaboração e revisão de procedimentos e portarias relativos a área de laboratório de microbiologia, credenciamento de laboratórios e inspeção aplicada a fiscalização e inspeção de produtos de origem animal pelo IMA. Membro efetivo da Comissão Permanente de Análise e Revisão de Atos Normativos – CPAR/IMA. Revisora das normas ABNT/área microbiologia. Auditora interna e externa pela Rede Metrológica de Minas Gerais nas normas ISO/IEC 17.025, ISO 17.043 e ISO 19.011.

Powered by
Ana Lúcia Quiroga e Luciana Pricola
Vogler

Ana Lúcia Barbosa Quiroga: Gerente de Novos Produtos e Inovação no Centro Tecnológico da Vogler Ingredients, Engenheira Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Engenheira Agro-Industrial (ISAA, França). Mestre em Microbiologia Industrial (DEA (ENSIA, França). Experiência profissional na agro-indústria em empresas B2C e B2B atuando em desenvolvimento de novos produtos,com foco em Inovação e Desenvolvimento de Sistemas de Estabilizantes e Soluções Integradas.

Luciana Pricola: Graduada em Engenharia Química com Especialização em Alimentos. Carreira construída na área de Pesquisa & Desenvolvimento, principais experiências profissionais foram em empresas B2C e B2B, atuando em desenvolvimento de novos produtos, gerenciamento de aplicações de aromas, áreas de projetos e portfólio, com foco em Inovação e Desenvolvimento de Sistemas de Estabilizantes e Soluções Integradas.

Powered by
Milana Dias
Vida de Laticínios

Farmacêutica pela UNIFENAS; pós-graduada em Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho; pós-graduada em Vigilância Sanitária e Qualidade dos Alimentos; pós-graduada em Higiene e Tecnologia de Produtos de Origem Animal; Mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRRJ; atua como consultora em assuntos regulatórios e gestão da qualidade em laticínios. Atua também ministrando palestras e cursos relacionados à programas de autocontrole, rotulagem e gestão da qualidade.

Powered by
Carla Lima Gomes
ProMC Engenharia e Treinamento

Engenheira de Alimentos pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e Mestre em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP. Tem experiência profissional de mais de 25 anos em indústrias de alimentos, trabalhou na Cutrale, Tetra Pak e Christeyns. Atuou em desenvolvimento de sistemas de qualidade e projetos industriais em laticínios, indústrias de bebidas, sorvetes e atomatados. Desenvolveu soluções de higienização e eliminação de biofilmes para diversos tipos de indústrias quando trabalhou na Christeyns. Atualmente é proprietária da ProMC Engenharia e Treinamento, fornecendo treinamentos e soluções para otimização de processos e limpeza CIP.

Powered by
Carol Castanheira
Consultoria em Análises e Segurança de Alimentos

Técnica em Laticínios formada pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes, graduada em Gestão da Qualidade e especialista em análises de alimentos e bebidas e gestão estratégica da qualidade e Food Safety, pelo SENAI – Chapecó/SC.

Consultora técnica e instrutora de treinamentos na área de controle de qualidade e segurança de alimentos.

Powered by
Rodrigo Magalhães e Jansen Torres
DSM / GLOBAL FOOD

Rodrigo Magalhães – Bacharel em Ciência e Tecnologia de Laticínios pela Universidade Federal de Viçosa; MBA Internacional & Global Business Program pela University of Miami, EUA; Especializações técnicas em tecnologia de queijos no Center for Dairy Research – Wisconsin, EUA e no ENILBIO – Poligny, Franca;  Mais de 20 anos de experiencia na indústria de queijos, sendo os últimos 5 anos atuando internacionalmente nos Estados Unidos, Franca e Holanda; Atualmente Diretor Técnico da Globalfood.

 

Jansen Torres – Mestre em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados; Universidade Federal de Juiz de Fora, 2016; Especialização Técnica em Mozzarella e Pizza Cheese – ENIL Mamirolle-França, 2019; Bioquímico – Universidade Federal de Juiz de Fora, 2003; Técnico em Laticínios – Instituto de Laticínios Candido Tostes 1997.

Powered by