Minas Láctea 2022Uncategorized

Minas Láctea 2022 volta ao formato presencial, no mês de julho, em Juiz de Fora

Palestras do Congresso Nacional de Laticínios poderão ser acompanhadas também online

Minas Láctea retorna ao formato presencial – Foto Erasmo Pereira – Ascom EPAMIG

 

(Juiz de Fora – 9/6/2022) O Minas Láctea promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária Minas Gerais, por meio do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (EPAMIG/ ILCT), retorna ao formato presencial em 2022. Entre os dias 12 e 14 de julho, os cinco eventos que integram a programação serão realizados em Juiz de Fora (MG).

O 35º Congresso Nacional de Laticínios (CNL), a 41ª Semana do Laticinista e os julgamentos do 45º Concurso Nacional de Produtos Lácteos (CNPL) vão ocorrer na EPAMIG/ ILCT. Já as exposições de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq) e de Produtos Lácteos (Expolac) e a premiação do CNPL, serão no Expominas/ JF.

Programação

Foto: Erasmo Pereira – EPAMIG/ Ascom

Congresso Nacional de Laticínios terá como tema “Sustentabilidade na Cadeia de Lácteos: Avanços, tendências e desafios” e contará 14 palestras ministradas por representantes de indústrias, universidades e associações ligadas à cadeia produtiva de lácteos, além da apresentação de quatro comunicados técnicos e de sessões diárias de pôsteres. A programação acontece da terça-feira (12 de julho) à quinta-feira (14), de 8h às 12h40. Os conteúdos também serão disponibilizados virtualmente, para os participantes que se inscreverem nessa modalidade.

Semana do Laticinista vai apresentar uma série de cursos de curta duração (4 ou 8 horas), conduzidos por empresas e profissionais de destaque no setor. As inscrições para o CNL e para a Semana do Laticinista começam no dia 20 de junho pelo site https://minaslactea.com.br/, no qual é possível consultar a programação de palestras e de cursos.

Expomaq e Expolac

Cerca de 80 empresas de equipamentos, embalagens e insumos para a indústria de lácteos estão confirmadas na 46ª Expomaq (lista no site). “Depois de três anos (o último evento presencial foi em 2019), esperamos manter as médias de público (12 mil participantes) e de negócios das edições anteriores (R$220 milhões). Os expositores também estão otimistas e os resultados de outros eventos motivam essa expectativa”, avalia o coordenador-geral do Minas Láctea, Clenderson Corradi.

As negociações de espaços continuam e os interessados em expor podem entrar em contato pelo e-mail: joao.prado@epamig.br ou telefones (31) 3489-5063 / (31) 98774-8382 (João Bosco Lott Prado).

Os produtos derivados do leite têm um espaço próprio no Minas Láctea, trata-se da Expolac, considerada uma importante vitrine do setor. Além da área comum, a Exposição contará com estandes exclusivos nos quais os laticínios poderão apresentar e promover degustação de seus produtos. Os interessados em expor podem entrar em contato com o coordenador da Expolac, Nelson Tenchini, pelo e-mail: tenchini@epamig.br.

Concurso Nacional de Produtos Lácteos

Foto: Erasmo Pereira – Ascom/ EPAMIG

 

O CNPL vai avaliar lácteos de 12 categorias: Queijo Prato Lanche 3 kg, Provolone Defumado, Gouda, Requeijão Cremoso, Parmesão, Reino, Minas Padrão, Gorgonzola, Cottage, Manteiga de Primeira Qualidade, Doce de Leite Pastoso e Produto Inovador (qualquer lácteo que se destaque por uma característica diferenciada). O julgamento será feito por profissionais de universidades, indústrias e dos serviços de inspeção federal, estadual e municipal, considerando atributos sensoriais como aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor.

As inscrições de produtos estão abertas até o dia 8 de julho (confira o regulamento). As avaliações acontecerão na EPAMIG ILCT, nos dias 12 e 13 de julho, sem a participação do público. A premiação será no Expominas JF na quinta-feira (14 de julho).